Paciência FreeCell Paciência
Escrito por: Elizabeth Miller | Última atualização: 03 September 2024 | Verificado por: Robert Moore
O FreeCell Solitaire dá-lhe mais liberdade e possibilidades do que a maioria dos outros jogos de Solitário. Não só pode ver todas as cartas que estão viradas para cima, como também pode mover facilmente até 4 cartas para as quatro células livres para o ajudar a fazer jogadas. Assim, este guia ajudá-lo-á a compreender como se joga este jogo de cartas e facilitará a vitória em cada jogo.
Pode experimentar o jogo jogando gratuitamente o FreeCell Solitaire e as suas muitas variações emocionantes aqui no Solitairea.com, tais como:
FreeCell Duplo
FreeCell de três baralhos
Quatro Baralhos FreeCell
Oito Fora
Jogo do Padeiro
Não é necessário descarregar ou registar-se, e pode tirar partido de funcionalidades úteis como dicas, desfazer e refazer jogadas. Personaliza o design das cartas, controla a tua taxa de vitórias e até muda a cor de fundo quando jogas no nosso site. Para uma experiência mais envolvente, tente jogar no modo de ecrã inteiro.
O Solitário FreeCell Clássico é jogado com um baralho normal de 52 cartas e é uma modificação do Jogo de Baker. A diferença fundamental é que no FreeCell, as cartas de jogo são construídas alternando as cores. Isto contrasta com o Jogo de Paciência de Baker, onde as cartas são construídas por naipe.
Quase todos os jogos FreeCell podem ser ganhos, com algumas raras excepções. As fileiras de cartas no FreeCell vão do Ás ao Rei, sendo que tanto os naipes como as fileiras desempenham papéis cruciais no jogo. Vamos tentar compreender a configuração e como podes começar a jogar este maravilhoso jogo de cartas.
O jogo FreeCell começa com oito colunas de cartas, sendo que as primeiras quatro têm sete cartas cada e as últimas quatro têm seis. Todas as cartas que formam o quadro são distribuídas com a face para cima. O seu objetivo como jogador é mover as cartas para as células iniciais ou bases, como são chamadas, onde cada naipe está ordenado do Ás ao Rei.
Utilize as células livres como suporte temporário para a última carta de uma coluna da mesa, quando necessário.
No FreeCell Solitaire, existem três tipos de pilhas:
As Células Livres: Estas quatro pilhas são espaços temporários onde pode colocar qualquer carta que queira.
As fundações: Estes quatro montes são onde se constrói cada naipe, do Ás ao Rei.
O Tabuleiro: Composta por oito pilhas, esta é a área de jogo principal onde o jogo começa.
Como pode ver, o jogo FreeCell Solitaire é muito semelhante ao que se vê noutros jogos de cartas clássicos como o Klondike.
Combinando sorte e estratégia, os jogos de Solitário FreeCell desafiam-no a utilizar as cartas disponíveis e a planear várias jogadas. Com quatro células livres à esquerda (na maioria das vezes) e quatro células iniciais à direita (na maioria das vezes), o objetivo é mover todas as cartas para as células iniciais.
Pode mover qualquer carta descoberta na parte inferior do tabuleiro, respeitando regras específicas (explicadas abaixo) ao mover cartas para a base, células livres ou outras colunas do tabuleiro.
Na imagem acima, pode ver (1,2) que o Ás inicia uma pilha de base do mesmo naipe, e é a única carta que pode ser inicialmente movida para lá. As cartas ordenadas do Ás ao Rei, em cores alternadas, também podem ser movidas conforme visualizado (3). Por outras palavras, pode colocar uma carta em cima de outra se esta for a carta mais baixa seguinte e for da cor oposta. Por exemplo, um 3 de Copas pode ser facilmente colocado sobre um 4 de Espadas.
A seguir estão as regras básicas do FreeCell que deves conhecer antes de jogar:
Para aumentar as suas hipóteses de ganhar na maioria dos jogos de solitário baseados no conjunto de regras do FreeCell, siga estas sete dicas e truques de jogadores especialistas:
No exemplo abaixo, verá como estão a ocorrer movimentos mais avançados. Vamos explicar o que acontece à medida que planeamos o nosso caminho através destes movimentos especializados:
Estas jogadas realçam a importância de pensar com antecedência no jogo, especialmente a utilização das células livres, que deve ser cuidadosamente considerada para que não fiques preso.
Na imagem abaixo, verás uma estratégia avançada para libertar um Ás preso/enterrado.
Como mostrado acima, pode concentrar-se em libertar as cartas de Ás para que se possa progredir. Se mantiveres os teus Ases presos, será impossível ganhar o jogo.
Paul Alfille, a trabalhar na Universidade de Illinois, inventou o jogo FreeCell em 1978 e criou a primeira versão computorizada. Ao longo do tempo, surgiram diversas variantes, sendo a versão Clássica a mais popular atualmente. Assim, o FreeCell é uma variante relativamente nova do Solitário. No entanto, tornou-se um dos jogos de cartas mais populares devido à sua elevada taxa de vitórias e jogabilidade mais simples.
O objetivo final dos jogadores de Solitário FreeCell é construir todos os quatro naipes nas fundações, cada um na ordem do Ás ao Rei. Não é fácil ganhar o jogo, especialmente para quem ainda está a aprender a jogar. Não tenhas medo de cometer erros e utiliza o botão de desfazer as vezes que quiseres. Experimenta ideias diferentes e vê o que acontece.
Quanto mais experimentares, mais fácil será habituares-te a reconhecer padrões e começares a fazer as jogadas correctas naturalmente. Obviamente, nós aqui no Solitairea.com estamos sempre prontos para lhe dar dicas úteis e esclarecer as suas dúvidas.
DE VOLTA AO ÍNDICE
Aqui estão as perguntas mais frequentes dos nossos leitores e jogadores sobre o jogo de cartas FreeCell:
O Spider Solitaire Online e o Classic Solitaire (Klondike) são jogos de cartas de alto nível que pode jogar contra si próprio. São classificados como jogos de paciência, tal como o FreeCell Solitaire.
Sim, existem diferentes versões do Solitário FreeCell com diferentes números de células livres, colunas e baralhos. Algumas variantes utilizam dois baralhos de cartas, enquanto outras alteram o número de colunas ou de células livres para aumentar o desafio. O jogo do Baker também é uma opção para jogar.
Isto não é um mito, porque quase todos os jogos FreeCell que joga online podem ser ganhos, com apenas algumas excepções. No entanto, é preciso estratégia e concentração para obter a vitória, pois um único erro pode resultar numa derrota.
Vale a pena experimentar o FreeCell Solitaire pelos seus aspectos divertidos e de treino cerebral. Como jogador regular, ajuda-o a melhorar o pensamento crítico, o pensamento estratégico e as capacidades de resolução de problemas. Os investigadores descobriram mesmo que jogar FreeCell pode distinguir entre indivíduos com problemas de memória e idosos cognitivamente saudáveis, quando associado a algoritmos de avaliação do desempenho cognitivo.
Paul Alfille introduziu o FreeCell em 1978, quando estava na Universidade de Illinois. Ganhou popularidade em 1991 quando veio pré-instalado nos computadores Windows. Existem 1,75 x 10^64 jogos possíveis, o que torna impossível aprender todas as jogadas.
O FreeCell é benéfico para o cérebro, uma vez que promove a resolução de problemas, o pensamento crítico e as capacidades de pensamento estratégico. Para além disso, um estudo do Oregon Center for Aging & Technology concluiu que jogar FreeCell pode ajudar a identificar indivíduos com problemas de memória.
O número mínimo de jogadas necessárias para vencer um jogo FreeCell varia consoante as cartas distribuídas. No entanto, com base numa análise de milhares de jogos, é possível ganhar com um mínimo de 48 jogadas em alguns casos. Agora que já conhece o FreeCell Solitaire, jogue no Solitairea.com e divirta-se com este jogo clássico e as suas muitas variações. Experimente a emoção do desafio e colha os benefícios cognitivos enquanto se diverte.