JUNHO 2024

Regras do Solitário e Todas as Diferentes Maneiras de Jogar

Domine as regras do jogo Solitaire e jogue como um profissional

Como jogar Solitaire - O livro de regras

Escrito por: Elizabeth Miller | Última atualização: 18 Junho 2023 | Verificado por: Robert Moore

ESPECIALISTA CONFIÁVEL ESPECIALISTA CONFIÁVEL
A habilidade de Elizabeth no Paciência, cultivada em três décadas de jogo e estudo rigoroso, posicionou-a como uma especialista inovadora e altamente respeitada, confiada por entusiastas e novatos. Sobre Elizabeth Miller

Damos as boas-vindas a todos os amantes do Solitário ao Solitariea.com. Agora é a sua vez de aprender mais sobre este belo jogo e tornar-se um jogador experiente.

Se é um novo jogador, este guia detalhado explicará as regras específicas do Solitário de uma forma fácil de entender. Depois de terminar de ler, nunca mais se sentirá confuso ao jogar Solitário.

Antes de começarmos, gostaríamos de esclarecer o que queremos dizer com a palavra "Solitário" neste guia. Existem muitas variações de Solitário, como o relaxante Spider Solitaire, Canfield, Forty Thieves e Pyramid, e cada uma tem regras diferentes. Por isso, seria impossível explicar todas elas num só guia. Por isso, vamos concentrar-nos na versão mais popular, o Solitário klondike online gratuito.

Regras do jogo Solitaire - A configuração

Comecemospor explicar a configuração, pois é necessário saber como preparar o jogo de Solitário antes de o poder jogar. Em primeiro lugar, baralhará um baralho normal até ficar satisfeito. O segundo passo é criar sete pilhas de cartas de jogar. Começando pela esquerda, deve certificar-se de que cada monte tem uma carta a mais do que o monte anterior.

O primeiro monte terá sempre apenas uma carta, pelo que cada monte terá cartas iguais ao seu número. O terceiro passo é virar as cartas de modo a que todas as cartas do topo fiquem viradas para cima. As restantes cartas serão cartas viradas para baixo.

As cartas que restarem após a criação dos montes da mesa serão mantidas no monte de reserva. Por fim, haverá quatro montes de base onde empilhará todas as cartas para ganhar o jogo.

O objetivo do jogo é certificar-se de que segue as regras e transfere todas as cartas para a base.

Regras para jogar jogos de Solitário

Como já explicámos a configuração do Solitário acima, é altura de discutir as regras. As regras dar-lhe-ão uma forma simples de jogar e mover as cartas, de modo a que possa eventualmente mover todas as cartas para os montes da base.

Seguem-se as regras que deve conhecer:

  • Ao tentar mover cartas do baralho para o tabuleiro ou entre os montes do tabuleiro, uma carta pode ser colocada sobre outra se seguir a ordem descendente e pertencer à cor oposta. Por exemplo, pode colocar uma Dama de Copas sobre um Rei de Espadas.
  • Uma carta virada para baixo por baixo de uma carta virada para cima será revelada depois de ter movido a carta virada para cima com sucesso.
  • Quando transfere cartas para a base, as cartas devem pertencer ao mesmo naipe e seguir uma ordem ascendente. Assim, a primeira carta será um Ás e a última carta será um Rei do mesmo naipe.
  • O monte de compra ou o monte de reserva pode ser usado para comprar cartas se não conseguir fazer jogadas sem elas. No Solitário clássico, apenas uma carta é retirada de cada vez.
  • O Rei é uma carta especial porque apenas um Rei pode ser colocado numa coluna vazia do tabuleiro.

Estratégias e dicas

Pode agora jogar o jogo Solitário e fazer algumas jogadas. No entanto, não pode ganhar apenas com algumas jogadas, porque o Klondike tem uma taxa de sucesso muito baixa e é necessária uma estratégia correcta para ganhar. Vamos dar-te algumas dicas que te vão aproximar da vitória.

  • O melhor conselho é muitas vezes muito simples. Se tem opções, porque não as considera antes de avançar? Por isso, o melhor é pensar e voltar a pensar antes de fazer uma jogada.
  • Pensar em mexer no stock é natural, mas pode ser um erro. Em primeiro lugar, deve organizar as cartas no quadro de modo a que as cartas do stock possam ser utilizadas ao máximo.
  • Nenhum movimento deve ser definitivo, e as cartas, uma vez colocadas numa posição, podem ser movidas para outra posição se quiser chegar a uma determinada carta.
  • A criação de um monte vazio permitir-lhe-á colocar um Rei e começar a desenvolver uma sequência.
  • Concentre-se nas colunas maiores do tabuleiro porque têm mais cartas e oportunidades para criar sequências.

Tácticas avançadas de Solitário para além das regras

Também partilhamos algumas tácticas avançadas para que possa jogar Solitário online como um verdadeiro mestre do jogo. Vamos começar.

  • Todos os naipes são importantes, por isso tenta criar sequências uniformemente. Se se concentrar demasiado num naipe, terminar sequências de outros naipes pode tornar-se impossível.
  • Se não conseguires ver um Rei, não te apresses a criar uma pilha vazia.
  • Pode colocar um Ás numa pilha de base imediatamente porque um Ás pode impedir que aceda a outras cartas abaixo dele.
  • Por vezes, as pessoas movem as cartas porque elas podem ser movidas. No entanto, uma carta só deve ser movida se puder ajudar-te a ganhar o jogo.
  • Tente criar sequências com apenas 2 naipes no tabuleiro para que possa coordenar facilmente e criar sequências completas com ambos mais tarde.

A beleza do Solitário

A maioria dos jogos de Paciência vale o esforço necessário para os aprender e jogar. O sítio ideal para começar é o jogo de Solitário tradicional descrito neste guia. Se jogar algumas partidas e não ficar viciado no belo puzzle que cada jogo apresenta, ficaremos realmente surpreendidos.

Ao contrário de outros jogos de cartas, ganhar ou perder é completamente baseado na sua estratégia e capacidades. Não precisa de se preocupar com a sorte nem de competir com qualquer outro jogador. No entanto, pode competir com os seus jogos anteriores e ver como se saiu.

Pontos-chave sobre as regras do jogo no Solitário

Quando se joga Solitário, não se está apenas a jogar um jogo de cartas, mas sim um jogo de paciência e consciência. Tem de estar atento às cartas do monte do lixo, do tabuleiro e da base. Não é fácil ganhar o Solitário, mas pode fazê-lo se se mover de acordo com o objetivo do Solitário.

Organizar as cartas de todo o baralho seguindo algumas regras simples pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. De facto, apenas uma pequena percentagem dos jogos do Solitário Klondike é ganha pelos jogadores. No entanto, não deve perder a esperança, porque o que explicámos aqui deve ser suficiente para transferir quaisquer cartas restantes para a base e ganhar.

DE VOLTA AO ÍNDICE

Regras do Solitário - FAQs

Antes de jogar online, deixe-nos responder a algumas perguntas comuns relacionadas com as regras do Solitário que deve conhecer.

Quais são as regras básicas que devo conhecer antes de jogar Klondike Solitaire?

Este jogo tem sete montes no tabuleiro, e o número de cartas continua a aumentar em 1 à medida que avançamos da esquerda para a direita. O primeiro monte terá uma carta, o segundo monte terá duas cartas, o terceiro monte terá três cartas, e assim por diante. O stock terá as cartas restantes e quatro pilhas estarão na base. As cartas serão movidas para a base se seguirem a ordem ascendente e pertencerem ao mesmo naipe.

Para que é utilizada a pilha de compra no Solitário?

A pilha de compra ou a pilha de reserva é utilizada para comprar cartas se não conseguir ver nenhuma jogada no quadro.

Que cartas podem ser colocadas numa pilha vazia no Solitário?

Não é possível colocar várias cartas em pilhas vazias, uma vez que apenas o Rei pode ser colocado num espaço vazio.

Como posso melhorar a minha estratégia no Solitário?

Leia os nossos artigos e siga dicas como fazer jogadas no quadro antes de tirar cartas, combinar apenas 2 naipes, considerar jogadas alternativas antes de se mover e manter o foco em ganhar o jogo.

Quais são as tácticas avançadas de Solitário que posso utilizar para ganhar?

Algumas tácticas avançadas são adiar a criação de um monte vazio até que um Rei seja revelado, criar uma sequência uniforme concentrando-se em todos os naipes e escolher a cor certa do Rei com base nas cartas disponíveis.

O que torna o Solitaire tão único e extraordinário?

O Solitário dá-lhe a emoção de descobrir todas as cartas escondidas e eventualmente movê-las para a base. Pode demorar horas a ganhar um jogo, mas ficará em êxtase quando finalmente ganhar. Além disso, pode desenvolver as suas capacidades cognitivas e manter a sua mente ativa ao jogar Solitário.